domingo, 26 de julho de 2015

Alsácia-Lorena



Alsácia-Lorena foi o nome dado aos territórios que foram cedidos pela França ao governo alemão em 1871, ao final da Guerra Franco-Prussiana. Região esta que atualmente encontra-se dividida pelos departamentos franceses do Alto Reno, Baixo Reno (que forma a Alsácia) e de Mosela (que forma a parte oriental da Lorena).


A Alsácia-Lorena é conhecida por ser motivo de discórdia entre a França e a Alemanha, a perda da Alsácia-Lorena por parte da França foi um dos causadores dessa discórdia entre os países, fator este que contribuiu para o inicio da Primeira Guerra Mundial.      
(Foto retirada do Google imagens)
                    
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Com o fim da Primeira Guerra, tanto a França quanto a Alemanha estavam devastadas, e os recursos naturais pertencentes à Alsácia-Lorena (carvão e ferro) eram essenciais para a reestruturação de uma economia, porém com o fim da Primeira Guerra Mundial e com a assinatura do Tratado de Versalhes a Alsácia-Lorena foi devolvida a França em 1919, com isso a Alemanha além de derrotada na guerra, perdia uma grande fonte de recursos naturais.
Após a assinatura do Tratado de Versalhes, em 11 de novembro, a Alsácia-Lorena é proclamada uma Republica Independente, mas sua independência foi muito curta, pois depois de 11 dias de Independência a Alsácia-Lorena passa a ser ocupada pela França.


Já em 1940, na Segunda Guerra Mundial a Alsácia-Lorena é novamente anexada, mas desta vez para uma Alemanha nazista, comandada por Hitler. Durante a ocupação da Alemanha todos os habitantes de idade militar eram sujeitos a ser chamados para a guerra, e em alguns casos eram obrigados a lutar contra cidadãos Franceses e a favor da Alemanha.                              
Já em 1945, com o colapso do Eixo, os exércitos Aliados recuperam a Alsácia-Lorena para a França.
Estrasburgo,Alsácia, durante a Segunda Guerra Mundial (1943)

Estrasburgo ,Alsácia, Atualmente





Características físicas


Alsácia 


A Alsácia tem uma superfície de 8.280 km², sendo a menor região da França metropolitana. Seu comprimento é de aproximadamente quatro vezes sua largura, estendendo-se sobre uma planície entre o rio Reno a leste e as montanhas dos Vosges a oeste.


Clima: A Alsácia possui clima Subcontinental com invernos frios e verões quentes.
(O Grand Ballon é geralmente o ponto mais frio e ventoso da Alsácia. A temperatura mais baixa conhecida atingiu -30,2° Celsius em 10 de fevereiro de 1956)
Vegetação: A Alsácia possui diversas florestas, diversos vales e uma típica paisagem de Vinhas e Vosges.



Lorena


Clima: A Lorena possui um clima temperado, que é marcado por chuvas repentinas (influência oceânica) e amplitude térmica elevada (influencia continental).

Vegetação: A vegetação da Lorena é caracterizada por florestas coníferas e apresenta regiões de pastos com altitudes elevada.

Hidrografia: Mosa e Mosela são os dois maiores rios da região, que juntamente com seus afluentes, formam a maior parte da bacia hidrográfica da região.




Fonte: https://gl.wikipedia.org/wiki/Alsacia-Lorena

Alunos: Antonio Marco, Liliane Santos, Tauany Brito, Larissa Maria, Juliane Mylena, Marcos Vinicius, Bianca Santos e Sara Conceição.

2 comentários:

  1. Muito bom, proporcionou uma boa base para o meu trabalho sobre a União Europeia.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, alunos. Queria saber que língua eh falada hoje 2018 lá !

    ResponderExcluir